entrar  |  cadastro  |  sobre
educação

Simulador de Notas do SISU
histórico de 2012 a 2018

(atenção: o histórico disponibilizado pelo MEC em 18/01/2019, e reproduzido abaixo, pode possuir lacunas)


carregar


O que você encontra aqui?

Consulte aqui o histórico de notas de corte do SISU, no período de 2012 a 2018, divulgado pelo MEC em 18/01/2019. Após nossas análises, verificamos que há lacunas na informação de algumas edições para alguns cursos. Mesmo assim, há bastantes dados disponíveis e você pode ter uma ideia da nota necessária para entrar no curso que deseja.

Para maiores detalhes, e para ir direto à fonte, visite a página do MEC clicando aqui.

Sobre o SISU

O SISU - Sistema de Seleção Unificada - é o sistema de seleção às vagas de graduação em universidades públicas, disponilizado pelo Ministério da Educação. As universidades que aderiram ao SISU disponibilizam boa parte das suas vagas nesse sistema. Em 2018, foram 129 instituições ofertando cerca de 310 mil vagas para o 1o e o 2o semestre - das quais quase a metade no regime de cotas / ação afirmativa.

As vagas são preenchidas levando em conta as notas obtidas pelos candidatos no ENEM do ano anterior. Fica a critério das universidades a adoção de notas mínimas para cada disciplina do ENEM (linguagens, matemática, humanas, natureza e redação), exigindo-se de todos os candidatos que não tenham zerado a prova de redação. Além disso, é facultado às instituições a adoção de pesos para as disciplinas no cálculo da média de cada candidato. Por exemplo, cursos de saúde tendem a dar um peso maior à nota de ciências da natureza do ENEM, ao passo que engenharias tendem a dar maior peso à nota de matemática.

Há vários tipos de cotas, com a maioria delas exigindo anos de estudo em escolas públicas, critérios de raça (pretos/pardos/indígenas) ou renda, ou ainda a convivência com alguma deficiência. É comum que as notas de corte das vagas reservadas às cotas sejam inferiores às notas de corte das vagas de ampla concorrência. A nota de corte é a nota do último candidato que foi aprovado no curso na 1a chamada.