entrar  |  cadastro  |  sobre
carreira

Vale a pena fazer Faculdade?

I. Quanto você vai gastar com a faculdade por mês?
(a) R$
(b) R$
II. Qual a duração do curso que você pensa em fazer?
III. Qual sua idade ao começar o curso e com que idade pretende parar de trabalhar?
IV. Onde você pretende trabalhar após o curso e qual atividade profissional deseja seguir?

carregar salários abaixo


O que você encontra aqui?

Aqui você pode simular os ganhos de renda que terá com um diploma de nível superior ao longo da vida. A calculadora indica também o retorno do investimento que você terá ao "apostar as suas fichas" na educação. O diploma de uma instituição de boa reputação, em um mercado aquecido ou em ascensão, pode trazer ganhos financeiros elevadíssimos ao longo de toda a sua carreira. Educação é, sem dúvida, um dos melhores investimentos que você poderá fazer na vida (e não apenas em termos financeiros!).

Premissas utilizadas no Simulador

Premissa 1: Você conseguirá ganhar o salário que informou, sem períodos de desemprego. Para isso, é crucial que você escolha uma faculdade com boa reputação; caso contrário, você poderá ganhar menos, ou até mesmo ver-se obrigado a trabalhar em uma outra profissão fora da sua área. Recomendamos que você visite a seção de rankings de faculdades e gaste um tempinho por lá. Quanto melhor a reputação da instituição, quanto mais networking você fizer, e quanto mais você conseguir se destacar, maior será a sua probabilidade de sucesso.

Premissa 2: Todos os valores informados seriam reajustados com o mesmo percentual ao longo do tempo (por exemplo, de acordo com a inflação). Ou seja, reajuste de mensalidades, dissídios, etc. subiriam na mesma proporção. Caso a mensalidade suba mais do que a inflação, ou o dissídio de seu salário seja menor do que a inflação, os ganhos que você terá serão inferiores aos informados na calculadora (e vice-versa). Para simplificar, usamos essa premissa também para o FGTS, apesar de sabermos que o fundo rende sistematicamente abaixo da inflação, o que leva à sua desvalorização ao longo do tempo.

Premissa 3: Você irá se formar no tempo previsto para a duração do seu curso.

Premissa 4:O payback informado (anos que levam para recuperar o investimento) leva em conta a diferença, logo após a formatura, entre os salários líquidos + FGTS com e sem diploma.

Premissa 5: Finalmente, os resultados apresentados são apenas uma estimativa com base nos valores informados, não se constituindo previsão ou aconselhamento. O futuro profissional depende de cada pessoa, levando em conta a sua formação, o seu preparo, as habilidades pessoais, e também um pouco de sorte e outras circunstâncias individuais.

Esperamos que esse simulador seja de grande utilidade para você, seja na escolha de uma profissão, seja na mudança ou ajuste da sua carreira.